- Vitória e Benfica com mais multas a caminho
- Benfica multado em 3.762 euros
- Benfica multado em 1.910 euros por comportamento incorreto do público
- Benfica multado em mais de 7500 euros
- Benfica prepara-se para encaixar 500 milhões em 5 anos
- FC Porto multado em quase 31 mil euros
- Benfica acelera contrato de direitos televisivos
- Benfica perto dos €100 milhões de encaixe
- Benfica vai aumentar a lotação do Estádio da Luz
- Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica.
“AVISO” para o Dérbi: Quem não for à Champions perde prémios nunca dantes vistos!
São dezenas de milhões de euros só de participação na fase de grupos, portanto o 2º lugar no campeonato nunca teve um peso tão importante como esta época. Começa com uma subida generalizada dos prémios de presença e participação – estar na fase de grupos vale 15 milhões de euros, mais 2,3 do que atualmente, ao passo que os empatses passam de 500 para 900 mil euros e as vitórias de 1,5 para 2,7 milhões.
Mas o verdadeiro jackpot está no bónus introduzido pela UEFA para premiar os clubes com melhores resultados nos últimos 10 anos. Para se ter uma ideia, FC Porto e Benfica, ambos no top 10 deste ranking, garantirão mais de 40 milhões de euros caso marquem presença na fase de grupos. No caso dos dragões, essa verba atinge os 43,6 milhões; para as águias, será, no mínimo, de 41,4 milhões. Para Sporting e Sp. Braga, 34º e 39º do ranking de 10 anos, a posição nesta tabela é mais difícil de determinar, mas é de esperar que tenham um encaixe superior a 22 milhões de euros.
As contas são relativamente simples de fazer: as 32 equipas que marcarem presença na fase de grupos irão ser ordenadas em função dos resultados dos últimos 10 anos. Todas terão direito a 15 milhões de euros fixos. Depois, será usado o fator de multiplicação de 1,1 milhões. O clube mais bem classificado – o Real Madrid – recebe mais 32×1,1 milhões de euros; o segundo (Barcelona), terá um extra de 31×1,1 milhões… e assim sucessivamente, até chegar ao 32º clube, que terá um extra de apenas 1,1 milhões de euros.


Valores que demonstram bem a importância de estar na Liga dos Campeões para os clubes portugueses. Ainda para mais quando, na próxima época, apenas o campeão terá acesso direto à fase de grupos, ficando o segundo classificado obrigado a jogar duas pré-eliminatórias. Para os outros, haverá apenas a terminação da Liga Europa.



