- Vitória e Benfica com mais multas a caminho
- Rui Costa confirma que vai segurar Bruno Lage
- Bruno Lage: “Dor tremenda”
- Rui Costa ainda não decidiu se vai recandidatar-se
- Di Maria anuncia o adeus ao Benfica
- Benfica multado em quase 15000 euros
- Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica.
- O que acontece se Benfica e Sporting terminarem com os mesmos pontos?
- Bruno Lage: “Assumo a responsabilidade pelo empate”
- Vangelis Pavlidis: “Enquanto houver hipóteses vamos lutar”
Sporting vai encaixar 20 milhões de euros pela transferência de Cristiano Ronaldo
O craque português vai dar novamente lucro ao clube de onde saiu há 15 anos! A provável transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus pode voltar a dar lucro ao Sporting. O jogador deixou Alvalade em 2003 a troco de 15 milhões de euros, mas a verdade é que, graças ao chamado Mecanismo de Solidariedade, os leões ainda podem beneficiar do negócio e o lucro total ficará muito próximo dos 20 milhões.
Já foi assim em 2009 quando o avançado trocou o Manchester United pelo Real Madrid. O negócio fez-se por 94 milhões de euros. Na altura, o Sporting relatou ter recebido 2,393 milhões – o Mecanismo de Solidariedade calculava-se de forma distinta da atual. Desta feita, as notícias apontam para que a Juventus pague 100 milhões por Ronaldo. Vamos às contas.
O Mecanismo de Solidariedade reserva 5 por cento do valor da transferência para os clubes que formaram o jogador entre os 12 e os 23 anos. Neste caso, haveria cinco milhões de euros para distribuir por esses emblemas.
Ronaldo passou seis temporadas no Sporting, assinaladas a negrito no quadro abaixo. Assim, o Regulamento de Transferências da FIFA prevê que os leões recebam 45 por cento do Mecanismo de Solidariedade, o que equivale a 2,25 por cento de uma futura transferência do internacional português.
Assim, o valor que caberia ao Sporting seria de 2,25 milhões de euros. No total, o Sporting ficaria a lucrar mais de 19,6 milhões de euros com um jogador que deixou Alvalade há 15 anos.
Recorde-se que também o Manchester United e o Nacional lucram caso Ronaldo vá para Turim: os ingleses receberiam neste caso 2,5 milhões, ao passo que os insulares encaixavam 250 mil euros.